Redes Social

quarta-feira, 26 de janeiro de 2005

Como tudo começou

Depois de ter conquistado os campeonatos de 38/39 e 39/40, o FC Porto sonhava, pela primeira vez, com o seu terceiro título consecutivo. Mas já na época do "bi" a prova teve que ser alargada de forma a repor a “justiça”, após uma decisão da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) contrária à da Associação de Futebol do Porto, que colocava o Leixões no "Nacional", em detrimento dos (campeões) portistas. A ilógica da determinação federativa era tal que a formação de Matosinhos recusou o lugar, alegando que a equipa que deveria estar por direito na fase final era o FC Porto. E o FC Porto, com Mihaly Siska no comando técnico, provou então, que era a melhor equipa nacional

Na temporada de 40/41, a FPF radicalizou as suas acções de forma serem mais eficazes. Angelo César, presidente do FC Porto, utilizava, naquela altura um discurso (idêntico àquele que viria a ser retomado por Pinto da Costa) contra os poderes instituídos em Lisboa, contra as arbitragens que prejudicavam constantemente as equipas do Norte favorecendo, por outro lado, as do Sul. E quando se levantou a grande polémica que marcou a época de 39/40, Angelo César clamava por justiça, mais do que nunca.

Para não voltarem a ser incomodados e ainda, por cima, obrigados conceder-lhe razão, os senhores da FPF irradiaram o presidente portista. Os portistas elegiam simbolicamente Angelo César para presidente da Assembleia Geral, mas o grito de revolta ecoava por toda a cidade. Por coincidência (?), desde que a voz incómoda de César foi amordaçada, começaram então as arbitragens que de forma descarada prejudicavam sucessivamente o FC Porto, como se pode constatar na consulta de qualquer jornal da época.
Logo no primeiro jogo entre os "grandes", o Sporting recebeu os portistas e ganhou por concludente 5-1. Como se não bastasse o resultado ser tão desequilibrado, o sportinguista João Cruz lesionou gravemente o guarda-redes portista, Bela Andrasik, que foi evacuado para o Hospital de São José. Henrique Rosa, o homem que de negro vestido, pintou a sua actuação de verde e branco, encarregou-se de consentir o terceiro golo na sequência de um fora de jogo claríssimo e validou o quarto tento, quando o guardião Andrasik se contorcia com dores no chão, graças a duas fracturas nos ossos da face, depois da agressão de João Cruz.
A guerra Norte-Sul adensou-se ainda mais quando Carlos Pereira, a meio da época, optava por jogar no Unidos FC, um clube de Lisboa que lhe ofereceu o dobro do vencimento que auferia no FC Porto e ainda 30 contos de "luvas". A equipa portista, sempre comandada por Siska, ainda conseguiria fechar o campeonato com uma vitória de 5-2 sobre o Benfica, mas a derrota consentida no Lima, ante o Sporting tinha-a já atirado irremediavelmente para fora da rota do "tri", naquele em que seria mais tarde recordado como o ano em que os árbitros viraram "anjos negros".

6 comentários:

Mitico disse...

Ola amigos de blog :)

Eu pessoalmente nao me acredito que este clube, de bairro e de gente arrogante e agora com jogadores violentos, que o meu amigo Gil fala...tenha sido alguma vez na sua historia prejudicado!!!!!! Acham mesmo que é assim? A certa altura do seu comentário Rui Gil diz assim:

"...o sportinguista João Cruz lesionou gravemente o guarda-redes portista, Bela Andrasik, que foi evacuado para o Hospital de São José... graças a duas fracturas nos ossos da face..."

Meus amigos só os jogadores do FUTEBOL CLUBE DO PORTO é que sao uns "assassinos" em campo...Nao viram o exemplo de Costinha na cidade "berço"??? Quem mandou Costinha espetar uma VIOLENTA cabeçada no inocente jogador vitoriano Flavio Meireles? E Costinha nem amarelo viu por tal gesto repugnante já viram?????!!??? Pois é...com todas estes factores só posso estar de acordo com os "imparciais" :) jornais de lisboa... Parabens ao sporting clube de portugal e ao super monstro glorioso sport lisboa e benfica por serem um clube de gente seria e honesta porque nunca praticam o mal!!!!

Para terminar gostava de dedicar um pequeno poema a um dos santinhos do futebol :)

O pequenino foi lagartão
E agora é o grande capitão
Trata-se desse tal "simulão"
Do clube do lampiao

Abraço a todos

PS: FCP = BI-CAMPEAO NACIONAL, CAMPEAO EUROPEU E ACTUAL CAMPEAO DO MUNDO DE CLUBES...upssss ja me esquecia e ainda acho que venceu um "trofeuzito" na cidade dos estudantes lembram-se???

Picareto disse...

Hoje tal como de costume levantei-me pela hora de almoço, sendo que por volta das 15h liguei a televisão na RTP1 para me servir de companhia ao estudo, Até aí tudo normal a não ser o facto de nesse mesmo canal se passar algo que me fez questionar se algum golpe de estado teria acontecido durante a madrugada sem o meu conhecimento. Vi constantemente imagens a preto e branco de “gloriosas” finais da taça de portugal dos anos 60 e 70, vi comentadores a repetirem constantemente e emocionadamente a frase: “os dois grandes clubes de portugal”, o publico presente no programa vibrava intensamente!!! Não poderiam faltar nomes como Aurélio Marcio e Ribeiro Cristóvão para comentar os lances desses jogos a preto e branco!! Mas que programa este onde para ajudar à festa se encontrava a dupla “Quim Roscas e Estacionâncio” que em jeito de bobos da corte e com um sotaque e roupas completamente labregas ridicularizavam as gentes do Norte para gáudio dos espectadores do programa! Mais uma vez fica a tentativa da comunicação social lisboeta de passar a ideia do estereotipo de pessoa do Norte, o que tentam fazer constantemente quando passam repetidamente imagens do mercado do Bolhão quando se referem aos habitantes da Invicta. Afinal andamos todos enganados...não somos apenas paisagem, somos uma raça labrega e inferior segundo a propaganda de lisboa centralista! Apesar disso muitos Nortenhos e Portuenses continuam a prestar vassalagem e a admirar símbolos da “capital do império”!

“É a festa do futebol português, somos quase 7 milhões” afirmava um benfiquista! Seguiam-se aplausos e o publico vibrava - ”benfica, benfica” gritavam eles!! “O Sporting é o melhor de portugal e vai ganhar como no tempo dos 5 violinos” dizia um convidado sportinguista...!Mais uma vez o publico vibrava e aclamava “sporting, sporting”!!

Para terminar o programa Jorge Gabriel lá disse em tom de surdina que são estes os dois maiores clubes de portugal e o FCP até se tem intrometido nesta luta nestes últimos anos...!!! Seguiu-se um coro de assobios ao ouvir o nome do CAMPEÃO NACIONAL, EUROPEU E MUNDIAL que afinal até se consegue intrometer na luta titânica dos dois colossos do futebol portugues...! Apenas lhes consegue chegar aos calcanhares claro...seria de todo uma arrogância e um sacrilégio dar mais algum mérito ao FCP que apenas conquista taças comerciais como a Taça Amstel, Galp e Toyota, para não falar na taça cidade de Coimbra conquistada no inicio da época. Enfim, titulo menores que fazem parte de um passado longínquo, em nada comparável à grandeza dos dois maiores clubes de portugal, ou seja, de lisboa! “Mas grandes porquê?” Não se atrevam a perguntar...a resposta é ... “porque são!”

Seguiu-se o acompanhamento das equipas desde o hotel até ao estádio, entrevistas sucessivas, uma transmissão televisiva que contará com 24 câmaras, enfim...! Um total de 7-8horas seguidas, em directo dedicadas a este grande confronto, talvez o jogo do ano, ou mesmo do século, referente aos oitavos de final da Taça de Portugal!

PS – Continuo a desconfiar de um golpe de estado...será que salazar e marcelo caetano resuscitaram?

El Pirata disse...

Acabo de assistir a um grande grande jogo de futebol. Ponto paragrafo.

Na minha opinião quer Sporting quer Benfica mereciam ganhar o jogo. Não vou alongar-me muito mais por falta de tempo e porque não sei se o post de quinta feira vai ser dedicado ao jogo, mas quero apenas deixar duas ideias:

- em primeiro lugar verificou-se aquilo que tinha referido ontem. O Sporting tem plantel e equipa para lutar pelo titulo... não é o unico candidato nem é certo que o ganhe, mas a jogar e a lutar desta maneira só deixa orgulhoso quem é leão, quem gosta de futebol e quem não é fundamentalista.

- em segundo lugar quero já deixar aqui expressa a minha desilusão por uma arbitragem a roçar a paralisia cerebral. Marcar a falta sobre o Nuno Gomes que deu origem ao 1º golo do jogo, não expulsar o Bruno Aguiar quando entra por detrás apenas e só com o intuito de derrubar o Liedson quando já não tinha a minima hipotese de disputar a bola... e pior ainda, expulsar um jogador correctissimo e brilhante como o Hugo Viana porque um badameco com cabelo à paneleiro (João Pereira de seu nome) simula e mal uma agressão (será que lhe puxaram o cabelinho?...) é indecente e imoral! No fim de semana passado vimos todos uma brilhante cotovelada do Fabiano e o arbitro como não a viu nem o idiota do bandeirinha o caso passa impune, completamente... Agora digam lá se não é chocante que o Hugo Viana seja castigado com um jogo num lance que nada fez e ainda por cima o arbitro nada viu já que estava de costas?

Fico por aqui já me aguardo por um post mais recente. Peço desde já desculpa ao Gil por não ter comentado o post dele e de me ter servido do mesmo post para comentar o jogo. Tenho até um grande comentário para fazer a este post já que também sou um grande apreciador de história futebolistica e tenho pena já não ter comigo o(s) meu(s) avô(s) para aprender ou recordar tempos em que o guarda redes tinha apenas 3 defesas à sua frente e não os autocarros de 2 andares como nos tempos modernos :)


PS:

Atenção que não estou rancoroso quanto ao jogo. O Benfica finalmente ganhou um jogo ao Sporting nos ultimos 5 anos em que realmente se pode gabar de o merecer. E o engraçado é que se o Sporting tem ganho também seria justo... jogado assim o futebol é o desporto rei... só é pena termos tantos ramelosos com apito na boca.

Mitico disse...

Antonio Ramos ... Hoje assisti ao derbi com um caxecol que dizia "benfica é merda - grupo anti lampioes"!!! Vou falar pouco porque ao assistir akela entrada do Bruno Aguiar e ele ficar em campo e ao ver o Hugo Viana a ser expulso daquela maneira ...bom acho que nao à palavras...e é melhor nem comentar certo? porque o sistema existe e como dizia o avô do Rui Gil, ele existe À MUITOS ANOS E TEM DUAS CORES...vermelho e branco!!!! penso que contra factos nao existem argumentos...

Um abraço a todos

Ramos disse...

O Antonio Ramos quando faz um comentario tem sempre de falar do FCP. Fala no encontro do SLB-SCP e foi logo buscar um jogador do porto......Ja começa a ser perseguição.

El Pirata disse...

Oh Rui, eu sou f****... sou pior que o rasteirinho :)

E agora deixa-me ir continuar a marrar no saco de boxe a pensar que é a cabeça do demente de Produção! Aquele sacana cuspidor! E mais nao digo que ainda vou parar a tribunal :)

Para meio entendedor e para quem já foi ver as notas sabe do que estou a falar :)